Pular para o conteúdo principal

Brasileirão desde o inicio. Parte 1

Brasileirão desde do inicio: A origem do principal campeonato nacional desde de  1894.

1894: Começa nascer o futebol brasileiro, quando Charles Miller chega da Inglaterra com um livro de regras de futebol, um par de chuteiras, uma bomba de ar e duas bolas de capotão. Mas afinal quem era esse tal de Charles Miller? 


Charles Miller, o chamado "pai  do futebol brasileiro" pois foi ele quem trouxe o futebol da Inglaterra para o Brasil. E justamente ele tem uma praça com o nome dele enfrente o Pacaembu.



1901:  São Paulo Team e Rio Scratch Team fazem o primeiro jogo interestadual no país e deu empate, 2 a 2. 


1911: A Taça Salutáris é a primeira a ser disputada entre os times campeões de SP e RJ.  Atlética das Palmeiras foi o campeão em cima do Botafogo. Os jogos eram de ida e volta.


1917: É criada a primeira interestadual oficial do Brasil, era a Taça Ioduram, que 1920 foi substituída pelo Torneio dos Campeões.


1922: Começa o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais que teve 30 edições, que na época era conhecida como o Brasileirão, O Maior ganhador foi a seleção do Rio de Janeiro com 15 títulos em seguida a de São Paulo com 13 títulos.


1933: É criado o Rio-São Paulo, com 7 clubes paulistas e 5 cariocas. O Campeão naquele ano seria o Palestra Itália.


1954: O Rio-São Paulo recebe o nome de Roberto Gomes, e ficaria  conhecido como o Robertão, mas quem seria ele?    Ele foi o ex-goleiro da seleção, iniciou sua carreira no Botafogo. Veja algumas imagens desse torneio:

1959: Começa a ser disputada a Taça Brasil, que reunia campeões dos estaduais era disputa em forma de copa. O primeiro campeão foi o Bahia em cima do Santos de Pelé.  Em breve terá um especial da Taça Brasil e do Robertão.
  

1967: Com ingresso de outros clubes do Brasil o Robertão vira um verdadeiro Brasileirão.  

1971: Surge o Campeonato Brasileiro. No qual o Galo se sagrou campeão.


1987: Com a CBF em dificuldades financeiras, o Clube do 13, organizou o Campeonato Brasileiro que até se discute o verdadeiro campeão, Flamengo ou Sport, pra mim foi o Sport, pois os dois eram para ser enfrentar, o Flamengo não quis e tecnicamente o Sport ganhou por W-O.

2000: O Gama entra na Justiça para permanecer na primeira divisão.

2003: É implantado o sistema de pontos corridos. Que nesse ano o Cruzeiro foi o Campeão.  

2010: CBF reconhece como campões  brasileiros os vencedores da Taça Brasil, Robertão.  

  



    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A escalada de ódio contra Vini Jr

Violência é a resposta que clubes de menor expressão da Espanha utilizam para tentar parar Vinicius Júnior. Dentro e fora de campo, criou-se um ambiente de salvo conduto para perseguir o atacante do Real Madrid. Tudo é permitido contra Vini Jr. Rodízios de faltas são realizados exclusivamente no jogador. Já são 77 faltas sofridas em apenas 20 partidas realizadas na atual temporada da La Liga, uma média de uma falta sofrida a cada 22 minutos de jogo. Um Recorde. Na última partida no domingo (5) contra o esquecível Mallorca, o atacante sofreu 10 faltas das 29 cometidas, incluindo um pênalti não convertido por Asensio.  Insuflar ódio e raiva virou estratégia. Já não é a primeira vez que dias antes de uma partida algum atleta adversário reclama publicamente por motivos extracampo do Vini Jr.  Na última semana, algum atleta da equipe adversária exclamou: "Não é exemplo aos meus filhos". Ainda não está claro o que de tão prejudicial fez Vinicius Júnior. Alguns dizem que ele dança,

Castán ainda é do Corinthians

Salve amigos  Corintianos ultimamente, muitas pessoas vem falando que o Castán já é da Roma, e não é nada disso. O diretor do Corinthians, Roberto de Andrade, desmentiu a venda de Leandro Castán para Roma, " Não tem nada disso, por enquanto. Nada de venda e nem proposta "  Mas segundo a mídia italiana, a transação custará aos romanos cerca de 5,5 milhões de euros e o contrato de quadro anos,  séria uma boa ganha tando dinheiro, por outro lado, ficar sem o Castán na final da Liberta. fonte: Blog do Quesada 

Efeitos negativos de um soft power reverso

Faz pouco mais de um ano desde a última vez que escrevi algo para esse blog. Na ocasião, apontei como insuflar ódio virou e raiva virou estratégia  de alguns times, como o Valência, para tentar ter alguma chance contra o Real Madrid de Vini Jr. Ontem, dia 2, o mesmo Real e o mesmo Vini Jr voltaram ao mesmo estádio para mais um confronto contra a mesma equipe. Um grande evento, por suposto. A menos que não seja. Como fã do Barcelona, cresci acompanhando o campeonato espanhol, quando jogava Fifa utiliza a equipe catalã, o melhor jogador do mundo? Sempre Messi. La Liga tinha um charme muito maior que a Premier League, a liga das estrelas. Porém não mais. Esse jogo tinha tudo para ser vendido, falado e comentado. Não foi. A repercussão do Vinicius com punhos serrados foi maior que a do jogo em si. E isso não é apenas sobre o público geral, é da bolha do futebol. Tão tarde, tão pouco O Brasil é o maior mercado de La Liga na América do Sul, até que não seja. O quão prejudicial é a indiferen