Pular para o conteúdo principal

Quem é melhor: Messi, Maradona ou Pelé? A ordem das grandezas.

Com o título de campeão mundial conquistado, novamente está posto a mesa quem é o melhor jogador da história.

Primeiro, elogiar um não é uma crítica a outro.

Maradona é a representação eterna do que é a Argentina. Todos os passos de sua carreira parecem desenhados para que ninguém esquecesse de onde ele era e por quem jogava. Não à toa ganhou uma Igreja. Seus números não são melhores que de Messi e a última copa deu ao ET tudo que lhe faltava para ser o ícone número 1 da Argentina.

Lionel Messi tem uma regularidade incrível, é uma década no mínimo de partidas em alto nível. Fora dos gramados possui respeito em nível mundial, o que o torna em quase unanimidade. Todas as suas características criaram uma legião de fãs. Há quem torça pelo Messi e não pela Argentina.

Por seus números e vitórias, Messi está para Argentina o que Pelé está para o Santos, de modo a que o jogador não é menor do que o lugar onde atua.

Pelé, o rei. Suas jogadas pareciam do futuro, é incrível como os lances que fazia décadas atrás até hoje poucos conseguem repetir. É o pai fundador Futebol Bonito e suas conquistas não deixam dúvidas do seu lugar na história do futebol.

Muitos são os “ah, mas”.

“ah, mas o Pelé jogava contra padeiros”, sinceramente não acho Cruyff, Pukas, Benckenbauer, Di Stéfano ou Muller exatamente padeiros.

“ah, mas o futebol não tinha o mesmo nível”, nem poderia ser, muitas coisas evoluíram, a medicina, a fisioterapia, tecnologia da bola e chuteiras. Craques do passado adorariam não ter que chutar uma bola de 5kg.

Porém não deixa de ser curioso que se tente invalidar feitos históricos de Pelé somente. Não posso considerar os feitos de Pelé, mas eu posso considerar o título inglês de 66? Acho que alguém deva avisar aos britânicos que feitos esportivos daquela época não valem mais hoje. Talvez seja necessário até mesmo arrancar uma estrela do uniforme.

É muito fácil querer anular feitos de Pelé, difícil é superá-los.

Não consigo imaginar um só inglês que não consideraria Sr Bobby Charltion o melhor da história se ele tivesse 3 copas do mundo.

Não consigo imaginar um só alemão que não consideraria Gerd Muller o melhor da história se ele tivesse 3 copas do mundo.

Não consigo imaginar um só francês que não consideraria Platini o melhor da história se ele tivesse 3 copas do mundo.

Para ser o melhor da história você tem que ser inalcançável.

Elogiar um não é uma crítica a outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A escalada de ódio contra Vini Jr

Violência é a resposta que clubes de menor expressão da Espanha utilizam para tentar parar Vinicius Júnior. Dentro e fora de campo, criou-se um ambiente de salvo conduto para perseguir o atacante do Real Madrid. Tudo é permitido contra Vini Jr. Rodízios de faltas são realizados exclusivamente no jogador. Já são 77 faltas sofridas em apenas 20 partidas realizadas na atual temporada da La Liga, uma média de uma falta sofrida a cada 22 minutos de jogo. Um Recorde. Na última partida no domingo (5) contra o esquecível Mallorca, o atacante sofreu 10 faltas das 29 cometidas, incluindo um pênalti não convertido por Asensio.  Insuflar ódio e raiva virou estratégia. Já não é a primeira vez que dias antes de uma partida algum atleta adversário reclama publicamente por motivos extracampo do Vini Jr.  Na última semana, algum atleta da equipe adversária exclamou: "Não é exemplo aos meus filhos". Ainda não está claro o que de tão prejudicial fez Vinicius Júnior. Alguns dizem que ele dança,

Castán ainda é do Corinthians

Salve amigos  Corintianos ultimamente, muitas pessoas vem falando que o Castán já é da Roma, e não é nada disso. O diretor do Corinthians, Roberto de Andrade, desmentiu a venda de Leandro Castán para Roma, " Não tem nada disso, por enquanto. Nada de venda e nem proposta "  Mas segundo a mídia italiana, a transação custará aos romanos cerca de 5,5 milhões de euros e o contrato de quadro anos,  séria uma boa ganha tando dinheiro, por outro lado, ficar sem o Castán na final da Liberta. fonte: Blog do Quesada 

FIFA quer Copa do Mundo de 3 em 3 anos, mas poderia ser melhor.

A FIFA de Gianni Infantino planeja realizar a Copa do Mundo a cada 3 anos, diminuindo o tempo de espera e ao mesmo tempo não deixando tão perto. A expectativa inicial era que a Copa do Mundo acontecesse a cada 2 anos, o que acabaria com o calendário dos clubes acrescentando mais datas para seleções, diminuiria a mística do torneio que exige um tempo de espera e só serviria para deixar a FIFA mais rica do que já é. 3 anos de diferença entre cada torneio é o equilíbrio entre finanças e esporte, reduzindo a espera pela volta da competição e ainda sim dando margem de manobra para federações e seus calendários já apertados. Apesar do acerto, diminuir o tempo entre as edições de Copa do Mundo não é a única alternativa.  Conmebol e UEFA estão cada vez mais alinhadas politicamente. Parcerias como La Finalíssima, jogo realizado entre o campeão da Eurocopa e da Copa América, tratativas sobre o retorno do intercontinental e até mesmo as discussões sobre a participação das seleções sul-americanas